sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dieta







E esse poster vai especialmente para Dinha do Blog Croche e Tela da Dinha, ela viu a dieta em uma foto da minha cozinha e pediu para que eu dividisse com vocês.

(É só clicar na foto)




Livro: Dieta dos Pontos - Dr. Alfredo Halpern

O que é a Dieta dos Pontos? Com ela ao invés de você controlar as calorias, você passa a controlar os pontos. Você pode comer qualquer coisa e cada ponto eqüivale a 3,6 calorias. As mulheres devem somar 300 pontos diários e os homens 400 pontos. A quantidade e a variedade são as principais características desta dieta que é uma verdadeira reeducação alimentar devido ao fato de você passar conhecer o valor de cada alimento que come. A desvantagem está na dificuldade inicial de saber quais alimentos valem mais pontos.

Em que Consiste este Sistema?

Dr. Alfredo Halpern, Professor da USP - O Sistema de Pontos é uma filosofia, não uma dieta. Eu me formei em 1966 e, quando fui trabalhar no consultório, em 1969, já tinha feito residência em clínica médica, estava fazendo endocrinologia e aprendia de tudo, menos como resolver o problema da maioria de meus pacientes: o excesso de peso. Na verdade, de 70% a 80% da clientela de um endocrinologista é constituída por gente que quer emagrecer. Diante disso, pensei: já que o problema é esse, vou tentar resolvê-lo direito.

Naquela época havia pouco material sobre obesidade. Agora, há uma enxurrada tão grande que não é mais possível acompanhar tudo o que se publica a respeito do tema.
Observando o que acontecia, minha primeira conclusão foi que todo o mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. Conseqüentemente, ninguém agüentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que me surgiu a idéia de que uma dieta só funcionaria se o indivíduo pudesse comer de tudo e comecei a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nenhuma novidade porque quem inventou os pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias. Atualmente, no meu site www.emagrecendo.com.br existem mais de 4.000 itens relacionados.

No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! Achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.
(fonte Agora ou Nunca)


O Livro

 
(clique na imagem para download do livro)

8 comentários:

Folha em Branco disse...

Muito legal e olha que pensei que o post era realmente sobre dieat, por que enfim comecei a minha e quando chego por aqui essa dieta. Amiga estou fugindo, mas rindo. Bjs Eliane

dinha artesanatos disse...

Valeu querida,muito obrigada!!!!
Acho que essa dieta da pra encarar...
Grande beijo e um otimo fim de semana pra ti.

Perfeita Ordem disse...

É a única dieta que funciona comigo.
Perdi 10 Kg em cinco meses,comendo o que gosto e o principal,com saúde.
Beijos e lindo final de semana!

Nety Belarmino disse...

Oi Minga Amiga Blogueira.
Estou retribuindo a visita...seja sempre bem vinda ao meu cantinho.Vou me preparar pra fazer esta dieta...rsrs.Te desejo uma linda semana.Beijocas.

Marly disse...

Olá,

Tô chegando agora, atraída pela palavra 'dieta', pois justamente por ter blog de culinária este assunto sempre me interessa, rsrs.
Gostei do blog e vou me incluir entre os seguidores.

Um abraço!

Coração da Nena disse...

Oi Linda, te agradeço pela visita em "meu coração", seja muito bem vinda por lá.
Dieta é comigo mesma,é o único jeito de conseguir emagrecer um pouco.
Tenho esse livro e me ajudou bastante!
O bom é fazer dieta sem pular refeições, comer sem exagero e o que gostamos. Doces não ajudam, né?
Bjs carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com
*(Adorei o quarto, a cama e os detalhes que a fizeram única!)

Maura disse...

Nossa... Preciso mesmo fazer uma dieta...
Sobre o sorteio, as inscrições vão até dia 31/07, mas o sorteio é dia 03/08, data da extração da loteria federal. Nesse meio tempo eu divulgo a lista com o nome e número dos participantes!
Bjão,
Maura

Bárbara Fuhrmann. disse...

Essa deve ser boa, nunca consigo levar uma ao pé da letra, rs

Beijos

www.luzedesign.blogspot

Postar um comentário