sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tapete de piquenique




Tapete para piquenique feito na técnica mais simples do patchwork
Quem não gosta de patchwork, não é?  Temos que admitir que é uma técnica elaborada e para poucos. Eu mesma sei quase nada sobre ela, mas escolhi pra vocês um passo a passo simples que ensina a fazer um tapete de piquenique. Acho que dá até pra gente se animar a ir mais adiante. Vamos conferir?
Escolha 8 estampas diferentes de tecido de algodão, que formem um bonito padrão. Corte em cada um dois quadrados de 40cm de largura para montar o seu patchwork. Prepare também o tecido para a base do seu tapete, que pode ser algo mais resistente, e para o recheio, entretela de algodão.

Monte o patchwork

Depois de cortar os quadrados estampados, monte o desenho do patchwork Depois de cortar os quadrados estampados, monte sobre uma superfície plana, ou mesmo no chão, o desenho do patchwork que mais te agrade.
Costure os quadrados, primeiro formando pares e depois as tiras. Cuide para manter os quadrados nas posições pré-determinadas. Passe as costuras a ferro pelo avesso, para alinhar bem.
Costure os quadrados em tiras
Posicione as costuras exatamente com alfinetes Agora costure uma tira na outra. Antes alinhe as costuras de cada tira exatamente nas emendas, usando alfinetes. Para que o patchwork fique bem feito é preciso que as costuras sigam sempre a mesma linha. Costure a tira 1 com a 2 e 3 com 4. Depois una a tira 2 com a 3. Passe as costuras com ferro.


Monte o tapete

Faça um sanduíche com as partes do tapete: primeiro o tecido do forro, depois o patchwork de quadrados, ambos direito com direito. Sobre ele a entretela de algodão. Os tamanho devem ser exatamente iguais, qualquer diferença deve ser ajustada. Monte um sanduíche com as camadas de tecido
Prenda toda a volta com alfinetes Quando os tamanhos estiverem bem acertados, prenda toda a volta com alfinetes e o meio do sanduíche com alfinetes de segurança, para poder costurar o conjunto sem mexer do lugar.
Costure toda a volta do tapete com cuidado, mas deixe uma abertura de 8 cm para desvirar o conjunto. Antes de desvirar, corte as pontas do quadrado para dar o acabamento. Costure toda a volta e corte as pontas
Desvire o conjunto e passe toda a costura com ferro Desvire o conjunto, acerte as pontas para fora e passe todo o contorno com ferro para assentar bem as costuras. Cuide de ajustar bem as dobras da abertura que ficou para fechar.
Costure todo o contorno novamente pelo lado de fora, usando ponto zig-zag e começando pelo abertura que ficou. Costure toda a volta novamente usando ponto zig zag
Costure detalhes nas emendas do tapete Usando agulha curva de quilt, costure seu tapete nas emendas dos quadrados. Passe a agulha pelas três camadas de tecido duas vezes, para reforçar a costura. Depois corte o fio e dê um nó firme. Corte as pontas curtas mas que fiquem bem bonitas.

A dica é começar a dar os nós do centro do tapete e depois os das bordas.

(Fonte: Vila do Artesão)

0 comentários:

Postar um comentário