terça-feira, 13 de setembro de 2011

Por que amo preto e branco!?


























(fontes: A casa da grande família, Copy e Paste, Diário da Mone)

  1. Antes de começar a comprar tudo aquilo que vir em preto ou branco, analise o espaço a decorar e decida qual o estilo ou ambiente que quer conferir a essa divisão: contemporâneo e minimalista com linhas precisas de branco puro e negro total? Casual e shabby-chic com uma mistura descontraído de peças e padrões? Clássico e elegante com detalhes e padrões muito requintados? Este é o primeiro passo para uma decoração preta e branca irresistível.
  2. Para evitar uma decoração entediante, aposte em traços arquitectónicos, detalhes e formas originais. Mobília com um design futurista, azulejos visualmente apelativos ou papel de parede com textura pode ser o suficiente para injectar um pouco de “wow” nesta dupla de cores.
  3. Misturar padrões e lisos é um dos princípios básicos para quem decora com preto e branco – contribui para a criação de um ambiente mais interessante, menos monótono. Porém, é necessário encontrar um equilíbrio entre os diferentes tamanhos dos padrões utilizados e, é sempre boa ideia apostar nas peças lisas que, caso se canse da decoração, podem ser facilmente incorporados noutra.
  4. Se quiser criar um impacto ainda mais forte neste tipo de decoração, adicione algumas peças decorativas numa terceira cor, mas mais viva, caso do amarelo, verde, azul-turquesa ou rosa choque… Se preferir tonalidades mais soft, incorpore o lilás, o azul ou rosa bebé.
  5. Se, em geral, procura a simplicidade e optou por uma decoração que tem na sua base o branco, mas quer adicionar algum preto, porque não escolher uma única peça chave para fazer as honras dos detalhes mais escuros? Não precisa mais do que um tapete de inspiração gráfica, algumas almofadas estampadas, um estore com um motivo engraçado, um lustre todo preto ou um sofá em pele preta, por exemplo.
  6. Num espaço amplo, não tenha receio de utilizar o preto porque as dimensões suportam-no na perfeição, inclusive se os próprios móveis forem dessa cor. Num espaço pequeno, porém, o preto pode diminui-lo ainda mais, pelo que é sensato aplicar o branco de forma mais vistosa e guardar o preto para os pequenos apontamentos.
  7. Uma risca preta em torno dos rodatectos, dos rodapés ou de ambos é uma forma muito original e interessante de incorporar o preto num espaço. Diríamos até, um pouco dramático…
  8. Pintar múltiplas riscas pretas numa parede (ou paredes) pode ser um apontamento simultaneamente discreto e contemporâneo. Se não tiver medo de arriscar, pinte uma parede toda preta… o efeito final é verdadeiramente fantástico.
  9. Outra forma de criar um ponto de foco elegante num espaço preto e branco é pintar a lareira numa dessas duas cores.
  10. Num esquema exclusivamente preto e branco procure o contraste e a harmonia através do uso de materiais condizentes como o vidro, aço, prata e outros metais brilhantes.
  11. Um dos pilares de qualquer decoração P&B é a exposição de fotografias também elas pretas e brancas – de preferência em grupo e em molduras igualmente pretas para um efeito visual que prende o olhar.
  12. Recorra ao preto para transformar e dar uma nova vida a velhas peças: pintar algumas prateleiras ou um móvel (caso de um louceiro ou banco de dois lugares), cobrir abat-jours fora de moda com um tecido mais actual, pintar os puxadores dos armários de uma cozinha toda branca.
  13. Portas pintadas de preto glossy são o expoente da sofisticação, mas se preferir um toque mais casual ou artístico, pinte-as com blocos de cor pretos e brancos intercalados.
  14. Ilustrações, pinturas e outras obras de arte emolduradas com diferentes combinações de preto e branco são uma excelente dica para avivar este tipo de decoração, quer estejam penduradas ou encostadas a uma parede.
  15. Agrupe peças decorativas e pequenos objectos, misturando o preto e o branco, brincando com tamanhos, formatos e texturas.
  16. Para um toque de dramatismo extra, nada como surpreender com alguns detalhes inusitados: velas pretas, copos pretos, toalhas de mesa pretas, papel higiénico preto… hoje há de tudo, basta procurar e utilizar a imaginação.  (fonte: Eu decoro)

0 comentários:

Postar um comentário